segunda-feira, 23 de julho de 2012

Diário de Bordo #002

Domingo, 22 de Julho de 2012. 20h00.
Segundo o cliente, o computador não está conseguindo subir o Sistema Operacional. O problema foi percebido pelo cliente quando foi ligar o computador pela manhã e não conseguiu utilizá-lo.

Primeiros testes, foi constatado que o HD não está sendo reconhecido pela BIOS. Foi feito um reset na BIOS e o HD passou a ser reconhecido. Ainda assim, o computador não consegue subir o Sistema Operacional (Windows 7 Professional 32 bits). Mensagem de erro: A disk read error has occurred. Press ctrl+alt+del to restart.

Fiz o reparo de inicialização através do DVD do Windows 7 Professional e depois disso a mensagem de erro deixou de aparecer, porém o SO continuou sem subir (era apresentada apenas uma tela preta, não sendo possível fazer nada além de reiniciar a máquina). Foi feito um chkdsk /f no HD à procura de algum outro problema, mas não encontrei nada de anormal. Todos os outros testes mais simples foram feitos (memória etc) para descartar quaisquer outros possíveis problemas.

Rodei um linux live para acessar os arquivos do HD, a fim de eliminar qualquer possibilidade de um problema no disco rígido.
Cheguei à conclusão de que o Sistema Operacional foi danificado e como todas as tentativas de recuperá-lo não foram bem sucedidas, o HD foi formatado à pedido do cliente e o SO foi reinstalado. Problema resolvido. Infelizmente nem sempre é possível evitar a formatação, que embora seja a maneira mais fácil de se resolver a maioria dos casos, nunca será a mais interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário