terça-feira, 31 de julho de 2012

Criando um Pen drive bootável do Windows 7

Recentemente um amigo veio me procurar para ajudá-lo com um problema. Ele estava precisando instalar o Windows 7 em um netbook com urgência e não tinha nenhum adaptador/leitor externo de DVD para ser usado naquele momento. Eu perguntei se ele havia tentado criar um pen drive bootável do Windows 7 e ele me respondeu que baixou alguns programas que diziam ajudar com o processo de criação, mas nenhum deles havia funcionado.

Eu não cheguei a perguntar quais programas ele havia baixado, mas eu sabia que de qualquer forma isso não seria relevante. Existe uma maneira que, embora seja completamente manual, é bem fácil e rápido de se criar um instalador do Windows 7 em um pen drive; Não há a necessidade de usar quaisquer programas para este fim, portanto se você estiver passando pelo mesmo problema, lembre-se disso.

O tutorial abaixo mostra exatamente os passos que ensinei ao meu amigo para que ele pudesse formatar o netbook sem nenhuma dor de cabeça. Se mesmo depois de seguir os passos corretamente não conseguir fazer o seu pen drive funcionar, tente fazer o mesmo processo com um outro pen drive (de outro fabricante). Se ainda assim não der certo, você tem permissão para deixar um comentário e eu tentarei solucionar o seu problema.

Para criar o seu Windows 7 em um pen drive, você irá precisar de um DVD de instalação do Windows 7, um leitor de DVD e, claro, um pen drive (recomendo um de 4GB). Agora, se você já está pronto, vamos começar.

Conecte seu pen drive e certifique-se de que não esqueceu nenhum arquivo importante nele, pois o mesmo será formatado durante o processo. Agora você deve abrir o prompt de comando no modo Administrador (clique com o botão direito em cima dele e escolha "Executar como Administrador". Feito isso, digite o comando diskpart e aguarde alguns segundos até que ele carregue; Agora digite o comando list disk e aperte enter (SEMPRE ao digitar um comando, aperte o enter. Acreditem ou não, já vi gente tendo problemas com isso). Será exibido os discos disponíveis na sua máquina (disco 0, disco 1, disco 2...) e suas respectivas capacidades. Determine qual é o disco referente ao seu pen drive de acordo com a capacidade dele. Neste EXEMPLO o disco do pen drive é o disco 1, então digite o comando disk 1. A esta altura você deve ter certeza de que não confundiu o seu pen drive com algum HD e/ou outro pen drive conectado ao seu computador, caso contrário irá acontecer algo muito triste.

Agora digite todos os comandos a seguir, apertando ENTER após cada comando.
clean
create partition primary
select partition 1
active
format fs=NTFS
assign
exit

Ao digitar exit você estará saindo do disk part, porém continua no prompt de comando. Tomando como exemplo que o seu DVD do Windows 7 já está no seu leitor de DVD, vamos prosseguir. Se ainda não estiver, faça-o agora. Veja qual é a unidade referente ao seu DVD e digite-a no prompt. Neste exemplo, a unidade do DVD é a D:, então digite os comandos abaixo:
d:
cd d:\boot
bootsect /nt60 e: (esta deve ser a letra da unidade do seu pen drive)

Se você seguiu os passos acima e não se deparou com nenhum erro maligno, acabamos a parte chata desse processo. Agora tudo o que você precisa fazer é copiar TODOS as pastas/arquivos da raiz do seu DVD do Windows 7 e colar no seu pen drive. Aguarde alguns minutos para que os arquivos sejam transferidos e... Tadaaaaam! Agora é só usar.

A velocidade da formatação/instalação do Windows 7 através de um pen drive não deixa a desejar. Sendo assim, você poderá usar o seu pen drive para formatar outros micros e notebooks normalmente. Costumo sempre deixar um desses comigo, em caso de emergência. Afinal, não saio carregando meus DVDs para todos os lugares que eu vou, e nunca se sabe quando pode aparecer um novo cliente desesperado.

Se você costuma ler o ethernerds para aprender novas maneiras de ganhar dinheiro com informática, acredito que essa possa ser uma boa dica. Muitos "Técnicos" existentes por aí encontram dificuldades em fazer esse processo e você pode se oferecer para ajudar... Só não vale cobrar muito caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário