sexta-feira, 2 de março de 2012

IRPF 2012 - Ganhe dinheiro

Já estamos em tempo de declarar nosso Imposto de renda, pra variar. No meio da desgraça alheia, nos surge a oportunidade de ganhar dinheiro. Já começaram a aparecer as plaquinhas "Faço seu IRPF" nos portões de muitas casas, e de acordo com a minha pesquisa a média é de R$50.00 por IRPF.

Fiz o download do programa (versão 2012), dei uma olhada e constatei que não houve muitas mudanças no sistema deles. Tudo o que você precisa fazer é pedir para o seu cliente lhe fornecer uma folha com todos os dados que você vai precisar, ou acolhê-lo em seu lar e fazer as perguntas enquanto coloca as informações no programa.

Ao finalizar, lembre-se sempre de imprimir o recibo para o seu cliente, pois nele consta o número de recibo do IRPF, que será necessário para fazer o IRPF 2013. Alguns clientes poderão pedir para que você mude algumas coisinhas na declaração, aconselho fortemente que não faça isso.

Normalmente cada IRPF irá tomar 10 ou 15 minutos do seu tempo, desde que o seu cliente seja rápido ao fornecer as informações necessárias e não queira tentar enganar o leão.

Pode parecer mentira mas conheci um sujeito que trabalhou fazendo IRPF alheios e esqueceu de fazer o dele, então fica a dica: Faça o seu primeiro, pois além de evitar uma futura dor de cabeça, já vai saber quais dados você deve pedir para o seu cliente e aprende umas manhas para ganhar tempo no preenchimento da declaração.

Outro fator importante é, se o seu cliente for um brasileiro consideravelmente normal e não estiver metido em nenhuma atividade duvidosa, você pode utilizar o modo simples da declaração. Menos coisas pra preencher e você ganha tempo, mas lembre-se que isso influencia no valor final a ser recebido (ou pago) pelo seu cliente, então dê uma estudada nesse assunto antes para não fazer nenhuma bosta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário