terça-feira, 5 de junho de 2012

RECYCLER: O Vírus que transforma suas pastas em atalhos



Desde o 1º semestre do meu curso de TI eu venho acompanhando casos de pessoas que acabam sendo atingidas por este vírus chato, que transforma os seus arquivos em pastas. Isto geralmente acontece em pen drives, cartões de memória e demais mídias removíveis, onde TODAS as pastas da raíz são ocultadas e substituídas por atalhos, contendo um código malicioso na execução do atalho.
O vírus em questão já teve muitos nomes, entre eles o mais conhecido "Recycler".
Se você não faz ideia de como pegou este vírus, provavelmente deve ter plugado o seu pen drive em uma máquina infectada (geralmente computadores de lan houses, bibliotecas, escolas...)
Caso você tenha sído vítima desta praga e não sabe o que fazer, basta seguir os passos abaixo e o seu pen drive poderá viver novamente.

1º - Aperte Tecla Windows + R para abrir o executar, e digite CMD.
Isto também pode ser feito digitando CMD no pesquisar programas e arquivos do Menu iniciar.

2º - Verifique qual é a letra da unidade referente ao seu pen drive. Para isto basta abrir o "Meu computador". Normalmente é "F:" ou "G:".

3º - Agora que você já sabe qual é a unidade do seu pen drive, digite a letra correspondente a ela no processador de comandos do windows (CMD.exe).

4º - Digite o código abaixo e aperte ENTER:
attrib -r -a -s -h *.* /s /d (pode demorar alguns minutos, dependendo da quantidade de pastas existentes no seu dispositivo)

5º - Neste passo as suas pastas já devem ter ressurgido dos mortos. Agora é só deletar os atalhos malignos e deletar a pasta RECYCLER, que deve ter aparecido aí no meio das suas pastas.

Pronto, a ameaça foi exterminada com sucesso.
Se você quiser evitar que este vírus incomode você num futuro próximo, é aconselhável seguir os passos deste tutorial para proteger as suas pastas.

4 comentários:

  1. nuss cara, seu blog eh bom, principalmente essa materia q me ajudo a me livrar do RECYCLER encapetado... boa sorte ai com seu blog e mto obg.
    Obs: nao sei pq n tm comentarios, msm assim to feliz d ser o primeiro...

    ResponderExcluir
  2. Eu consegui restaurar as pastas, mas quando deleto o vírus ele magicamente volta a aparecer! Não sei porque, mas ele não quer sair do meu pendrive!! o que eu faço??

    ResponderExcluir
  3. Anônimo #1
    Muito obrigado!

    Anônimo #2
    Coloca o seu computador pra exibir todas as pastas ocultas e me manda umas screenshots por e-mail.

    ResponderExcluir
  4. Fiz isso e não adiantou. Pior... Meu HD C: está infectado e o NOD 32 não esta eliminando o virus...
    Sumiu meu painel de controle!

    ResponderExcluir