sexta-feira, 8 de junho de 2012

Aulas de Java #05

http://i55.tinypic.com/16lmib8.png

Aye! Seja bem vindo(a) à mais uma aula de Java do ethernerds.
Nesta aula iremos começar a trabalhar com o JCreator.
Antes de mais nada, eis uma descrição do programa em questão:

http://fc08.deviantart.net/fs27/i/2008/130/9/1/JCreator_Icon_by_Kaziduz.png
JCreator é a ferramenta de desenvolvimento para o programador que aprecia fazer o que faz de melhor: a programação. É mais rápido, mais eficiente e mais confiável do que boa parte dos IDEs Java disponíveis no mercado. Por isso, é o instrumento perfeito para programadores de todos os níveis, do programador iniciante ao especialista em Java.

JCreator fornece ao usuário uma grande variedade de funcionalidades, tais como: gerenciamento de projetos, modelos de projeto, conclusão automática de código, interface depurador, editor com destaque de sintaxe, wizards e uma interface de usuário totalmente customizável.

Com JCreator você pode compilar diretamente ou executar o programa Java sem ativar o documento principal em primeiro plano. JCreator encontrará automaticamente o arquivo com o método principal ou o arquivo HTML em que se baseia o applet java, então iniciará a ferramenta adequada.

JCreator é escrito inteiramente em C++, o que o torna rápido e eficiente em comparação com os editores baseados em Java/s. IDE".

Construa Java, Aplicações e Webbased Applet:
  • Avançado editor com código de dobramento;
  • Popup para completar código;
  • Popup para trechos de código;
  • Popup para identificadores de código;
  • Navegação de código fonte;
  • Suporte a JSP, Ant e CVS;
  • Debugger rico em funcionalidades, e muito mais!


Você pode fazer o download do JCreator clicando aqui (escolha a opção clássica). O JCreator não é um programa gratuito, então você precisará pagar por ele (ou não) se realmente quiser usá-lo por mais tempo do que o permitido pelo Trial.
Provavelmente você não ficará preso ao JCreator por muito tempo, afinal temos outras IDE muito boas que serão discutidas também no ethernerds. Em algumas aulas você estará trabalhando com o Netbeans, aí as coisas começam a fluir bem.

Após baixar e instalar o JCreator, abra o programa e clique no ícone de "New file", localizado no canto superior esquerdo da tela. Escolha "Java Classes" e então crie um novo "Empty Java File". Dê um nome qualquer à sua nova classe e clique em Finish.
http://i48.tinypic.com/2dcem9x.png

Você deve estar agora olhando para uma janela em branco. Agora é simples, basta você digitar uma nova classe ou colar algum exercício das aulas passadas e logo em seguida clicar em "Run Project".

http://i45.tinypic.com/2whim4j.png

Estaremos usando o JCreator a partir desta aula para economizar tempo e facilitar a compliação dos nossos exercícios. Treine um pouco e aguarde a próxima aula.

Ir para a aula 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário