terça-feira, 27 de setembro de 2011

Aulas de Delphi #01

Introdução ao Delphi
Embarcadero Delphi, anteriormente conhecido como CodeGear Delphi, Inprise Delphi e Borland Delphi, também conhecido como Delphi, é um compilador, uma IDE e uma linguagem de programação, produzido antigamente pela Borland Software Corporation e atualmente produzido pela Embarcadero. O Delphi, originalmente direcionado para a plataforma Windows, chegou a ser usado para desenvolvimento de aplicações nativas para Linux e Mac OS, através do Kylix (o Kylix é um IDE para as linguagens C++ e Object Pascal), e para o framework Microsoft .NET em suas versões mais recentes. O desenvolvimento do Kylix foi descontinuado.

Atualmente há um projeto chamado Lazarus que possui uma interface muito semelhante ao Delphi e a característica de ser multiplataforma, ou seja, roda em Linux, Windows, OS/2, Mac OS tradicional, Mac OS X, ARM, BSD, BeOS, DOS, CORO e mais.

O nome Delphi é inspirado na cidade de Delfos, o único local na Grécia antiga em que era possível consultar o Oráculo de Delfos. O nome deve-se ao fato de que os desenvolvedores do compilador buscavam uma ferramenta capaz de acessar o banco de dados Oracle - daí o trocadilho: "a única maneira de acessar o oráculo é usando Delphi". Pronuncia-se "dél-fi".

Características Técnicas
O Delphi é um ambiente de desenvolvimento de softwares com as seguintes particularidades:
1. Visual: A definição da interface e até mesmo de parte da estrutura de um aplicativo Delphi pode ser realizada com o auxílio de ferramentas visuais. Por exemplo, uma tela é criada com um simples clique de um botão, selecionando esta imagem em uma barra de ferramentas e clicando sobre a tela onde ele deve aparecer;
2. Orientada a Objeto: Os conceitos de classe, herança e polimorfismo são abarcados pela linguagem de programação do Delphi, o Object Pascal. Esta não é, no entanto, uma linguagem puramente orientada a objeto como Smalltalk e Eiffel;
3. Orientada a Eventos: Cada elemento de uma interface de aplicativo é capaz de capturar e associar ações a uma série de eventos;
4. Compilada:
A geração de código em linguagem de máquina acelera a execução dos aplicativos.

(Retirado do bom e velho Wikipédia)

Você precisará do programa Borland Delphi 7 para acompanhar as minhas aulas no ethernerds. Para baixá-lo, visite o link a seguir: http://uploading.com/files/3d11d85d/Delphi7-By-Mar.rar
Por motivos legais, você não poderá usar esta versão por mais de 30 dias. Após este período, você deverá adquirir uma licença para continuar utilizando o programa.

Após instalar e executar o Borland Delphi 7, você deverá ver uma tela como esta:

Ethernerds - Aulas de Delphi
Clique na imagem para vê-la em seu tamanho original (1024x768)

Caso tenha ocorrido algum erro durante ou após a instalação do programa, deixe um comentário.
Agora vamos criar nosso primeiro programa em Delphi.

O nosso primeiro programa deverá exibir a palavra "ethernerds" quando o usuário clicar no botão "CLIQUE-ME". Vamos lá?

Na aba Standard, procure pelo ícone Label. Dê um clique nele e, em seguida, clique no centro da seu Form1 (vamos chamar de Área de Trabalho).
http://i51.tinypic.com/34gqe0h.png

Feito isto, clique na palavra "Label1" que você inseriu na área de trabalho e mude-a para "Primeiro exercicio em Delphi". Para isto, basta modificar o conteúdo da propriedade Caption, como mostrado na imagem abaixo:
http://i51.tinypic.com/2nq3xpz.png

Agora clique no ícone "Edit", localizado ao lado direito do Label, para criar um campo editável. É onde será exibida a palavra ethernerds...
Clique na área de trabalho para inserí-lo no Form1 e posicione-o abaixo de "Primeiro exercício em Delphi".
http://i52.tinypic.com/307one8.png

Para remover o "Edit1" escrito dentro do seu campo editável, clique nele e apague o que está dentro da propriedade Text (Ao clicar, será mostrado exatamente onde está o Text).

O próximo passo é adicionar um botão (button) que, ao ser clicado, irá exibir a palavra "ethernerds" no Edit1. O ícone do botão é representado por um "OK". Clique nele e posicione seu botão abaixo do Edit1.
http://i53.tinypic.com/29452er.png

Até o momento, seu projeto deve estar parecido com isso:
http://i55.tinypic.com/kdx4iu.png

Vamos diminuir um pouco nossa área de trabalho? Afinal, o programa a ser executado terá o mesmo tamanho do seu Form. Um programa simples assim não necessita de uma área muito grande.
Aperte Ctrl + A para selecionar todo o conteúdo dentro do seu Form e arraste-o para o canto superior esquerdo. Feito isto, arraste a borda do canto inferior direito do seu Form para ajustá-lo ao seu programa.

Agora ele deverá estar parecido com isso:
http://i55.tinypic.com/s3lmd0.png

A estética do seu programa é algo Opcional. Você pode deixá-lo como achar melhor. Agora vamos desenvolver a parte lógica do nosso primeiro programa.

Dê duplo clique no "CLIQUE-ME" (button1) para começar a programar sua função.
Você estará agora programando o button1:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
end;

end.

Insira Edit1.Text:='ethernerds'; entre o begin e o end;
Seu código ficará assim:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
Edit1.Text:='ethernerds';
end;

end.


Aperte F9 ou clique no ícone "Run" para executar o seu programa.
http://i56.tinypic.com/10r4v3m.png

O último passo é fazer o programa aparecer centralizado na tela do usuário, ao ser executado. É opcional, mas ajudará bastante nos seus futuros projetos.
Para isto, basta clicar em Form1 no Object TreeView (ou clicar na área de trabalho) e procura a propriedade Position no Object Inspector (está no final da barra de rolagem)
http://i53.tinypic.com/2uj027s.png

Quando o usuário clica no botão (.exe):
http://i56.tinypic.com/crm74.png

Embora tenhamos alterado as dimensões do programa, ele ainda pode ser redimensionado pelo usuário durante sua execução. Para bloquear o redimensionamento, procure por BorderStyle no Object Inspector e escolha bsSingle.

Você pode editar o "Form1" na borda do seu programa. Para isto, clique em Form1 no Object TreeView e altere o valor da propriedade Caption.

Atenção: Na hora de salvar o seu projeto, lembre-se de salvar no formato .pas e .dpr, caso contrário você não conseguirá editá-lo futuramente. Para isto, clique em "Save as..." e escolha .pas; Salve como Projeto1.pas. Depois clique novamente em "Save as..." e escolha .dpr; Salve como Projeto1.dpr.

Uma versão executável (.exe) do programa criado por você irá aparecer na pasta do seu projeto, juntamente com várias outras extensões. O .exe pode ser executado em qualquer computador com Windows, com ou sem o Borland Delphi instalado.

Dedico minha primeira aula de Delphi para ao ETEC Casa Aberta, que ocorrerá no dia 1º de Outubro (Sábado) na ETEC Machado de Assis, localizada na cidade de Caçapava-SP.
A partir das 15hrs estarei no evento para falar sobre Redes e as linguagens de programação Java e Delphi.
Esta aula será utilizada durante a minha apresentação sobre Borland Delphi 7.
Conto com a presença de vocês!

Para maiores informações sobre o evento:
http://printeconline.blogspot.com/2011/09/casa-aberta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário